Aulas à Portuguesa: Cavaquinho e Guitarra Portuguesa

15 Novembro 2012, quinta-feira . Aulas UPBEAT®

Cavaquinho 

O cavaquinho é um instrumento originário do Minho, norte de Portugal, de onde foi depois levado para outras paragens como Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Hawaii e Madeira. Mas é no Alentejo que mais se ouvem e se aprecia o som de solos de cavaquinho. Com 12 trastos na forma original o cavaquinho tem uma afinação própria conforme o pais onde é utilizado e de acordo com os costumes etnográficos de cada região portuguesa. As ilhas do Hawaii têm um instrumento baseado no cavaquinho chamado ukulele, também com quatro cordas e um formato semelhante ao do cavaquinho, que se julga ser uma alteração do cavaquinho, levado por emigrantes portugueses em 1879.

 

CAVAQUINHO - ANA RITA REBELLOANA RITA REBELLO
Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos. Em 1997 completou o curso profissional de Música e Novas Tecnologias na Escola Profissional de Música e Artes de Almada e em 2002 completou a Licenciatura de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.
A nível de experiência profissional, tem vindo a desenvolver o seu trabalho musical através vários instrumentos (guitarra, cavaquinho, baixo e bateria), com os quais tem participado em trabalhos discográficos, concertos, programas de televisão e rádios. Compõe letras e músicas e é técnica de som e edição de áudio.
Com o instrumento cavaquinho, participou na gravação de cinco cd's do projeto 7 SAIAS (2008 a 2012) e um cd de "SONS DA TERRA" (2011). Foi autora do tema "Embalo do Coração" para o Festival da Canção 2011.
Integra o grupo 7 SAIAS com o qual toca regularmente ao vivo e trabalha a nível de composição e produção musical.

 

Guitarra Portuguesa 

A guitarra portuguesa é um instrumento muito difundido em Portugal sendo o que mais se aproxima do sentimento Lusitano do povo português. Tem um timbre de tal modo inconfundível que, onde quer que esteja, qualquer português a reconhece aos primeiros acordes.
É um instrumento musical carregado de simbolismo e, à mercê da sua longa aliança com o Fado, é conotado com o "modo de ser" português. De origem bastante remota, foi outrora designada por guitarra mourisca, por ter certa semelhança com o alaúde, que os árabes introduziram na Península Ibérica sendo, no entanto, as características dos dois instrumentos algo distintas.
Começando por ser instrumento habitual nos salões da alta burguesia, sobreviveu e transformou-se nas mãos do povo, para se tornar, actualmente, num instrumento popular.

 

GUITARRA PORTUGUESA - LUIS GUERREIROLUIS GUERREIRO
Luís Guerreiro é um guitarrista português, actualmente um dos expoentes da guitarra portuguesa contemporânea. Foi por influência do pai que se lhe despertou a curiosidade para este instrumento musical, e consequentemente para o fado, recebendo com apenas 10 anos pela mão deste, a sua primeira guitarra. Seguiu-se uma incursão numa academia de música em Alcoitão, onde veio a conhecer António Parreira, com quem começou a ter aulas particulares. Surgiu em seguida a oportunidade de tocar no Forte Dom Rodrigo, inicialmente como convidado, posteriormente substituindo António Parreira sempre que este se encontrava ausente. E durante três anos consecutivos participou em concursos organizados pela Academia da Guitarra Portuguesa. Passou por algumas das principais casas de fado de Lisboa, incluindo Adega Machado. Tocou para fadistas como Maria Amélia Proença ou Celeste Rodrigues.
Em 2001 dá o seu primeiro concerto individual no CCB, tocando a sua guitarra portuguesa. No mesmo ano, surge o primeiro contacto com Mariza, vindo a integrar de forma permanente o elenco de músicos da artista a partir de Fevereiro de 2003. Entre os palcos que já pisou como guitarrista de Mariza, constam o Royal Albert Hall, Londres, a Ópera de Sydney, Sydney, o Grande Auditório do CCB, Lisboa, o Walt Disney Concert Hall, Los Angeles, o Carnegie Hall, Nova Iorque, e o Pavilhão Atlântico, Lisboa. Luís Guerreiro acompanha em 2012 a fadista Carminho. 
O trabalho de Luís Guerreiro ficou também documentado no museu do fado, num painel onde se exibem as fotos dos virtuosos da guitarra portuguesa, e no documentário da BBC, Mariza and the Story of Fado concretizado em 2005.
fonte: wikipédia

Regressar aos posts »