FADO - Aulas de Baixo - Prof. Luís Miguel Pinto

01 Março 2013, sexta-feira . Aulas UPBEAT®

 

GUITARRA FADA - LUIS PINTOLUÍS MIGUEL PINTO nasceu em Lisboa em 1975. É Músico profissional. Licenciado em Jazz e Música Moderna. Começou a tocar guitarra aos 15 anos como autodidacta. Aos 17 anos inicia os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música, estudando guitarra clássica durante dois anos com o professor José Mesquita Lopes. Por volta de 1994, aos 19 anos, inicia um percurso de mais de 10 anos pela música folk/tradicional, tocando instrumentos tradicionais portugueses e sendo director musical, arranjador e ensaiador de vários grupos como “Quarteto Folk”, “Confraria” e com a “Estudantina Universitária de Lisboa”, tendo já tocado por Portugal e Espanha (de Norte a Sul), França, Alemanha, Canadá e Brasil.
Entretanto, vai despertando musicalmente para o jazz, elegendo o baixo eléctrico como instrumento principal. É então que participa em vários workshops dados por grandes músicos/baixistas como Carlos Bica, Yuri Daniel e Nelson Cascais. Frequentou o Hot Club de Portugal, tendo aulas com o prof. Pedro Viana (combo). Em 2005 entra na escola JB JAZZ, em Lisboa, onde teve a possibilidade de estudar com alguns dos nomes mais prestigiados do panorama jazzístico português como Yuri Daniel, Pedro Madaleno, Afonso Pais, Gustavo Roriz, Jorge Pescara, Gonçalo Marques, Vasco Mendonça, Alexandre Bento, Nuno Ferreira, entre outros.
Desde 2004 que tem tocado regularmente em bares, sendo músico de vários projectos: “Ar d’Groove”, “80 à Hora” e Tributo aos 80′s. Simultaneamente vai enriquecendo a sua experiência como músico em estúdio, tendo já gravado inúmeras sessões com diferentes projectos de várias áreas musicais. Fez parte da banda residente do espectáculo “DAGABOOM” no Casino Estoril (Gala dos 50 anos) produzido pelo maestro Pedro Osório, onde tocou com nomes como Maria João, Rão Kyao, os grupos WOK e TocáRufar , e ainda com os percussionistas Ruca Rebordão e Carlos Mil-Homens. Este espetáculo foi encenado pelo músico e percussionista Rui Júnior, com músicas de Rui Filipe e Pedro Osório e coreografado por Marco De Camilis.
Foi um dos músicos do grupo “XAILE” – Música Portuguesa Planetária- projecto revelação na música portuguesa (world music / étnica), como multi-instrumentista. Tem feito parte de bandas suporte de vários musicais de nomes como Filipe La Féria (“Gaiola das Loucas” e “Fado – História de Um Povo”) e Matilde Trocado (“O Quadro”). Desde 2009 que é músico de nomes como Marta Plantier , Teresa Lopes Alves e Rogério Charraz, tendo gravado nos seus mais recentes álbuns. Toca ainda com as bandas Madjezz (jazz electrónico) e Cambraia (tradicional pop português). É director musical dos “Vozes de Lata”.

Regressar aos posts »